Saia do aluguel: dicas de planejamento para conquistar a casa própria
Voltar para o blog

Saia do aluguel: dicas de planejamento para conquistar a casa própria

Seu sonho é sair do aluguel e conquistar a casa própria? Confira as nossas dicas para você conseguir organizar um planejamento e estipular o imóvel que caiba no seu orçamento!
 
  1. Avalie sua situação financeira e planeje-se

O primeiro passo ainda não é a busca pelo novo imóvel.  Antes disso, é preciso saber se você terá o mínimo possível para seguir esse sonho. Afinal, comprar uma casa é uma decisão muito importante que merece atenção e planejamento. Avalie quanto você pode poupar por mês sem passar apertos, crie uma planilha eletrônica com suas receitas /despesas e faça projeções desses valores para os próximos meses. Esse será seu fluxo de caixa, que ajudará a determinar seu investimento mensal para a compra do imóvel.
 
  1. Faça uma análise real dos custos

Pesquise qual o tipo de imóvel que você pretende comprar para, assim, analisar todos os custos que você terá nos próximos anos com ele, como reforma, manutenção, condomínio. Além disso, é importante manter uma reserva financeira para imprevistos. E, Antes da decisão, some também os gastos que terá mensalmente com seu imóvel nos primeiros dois anos após a compra. Entre eles: prestação do financiamento (caso vá financiar), condomínio, IPTU, gastos com mobília e decoração e contas de consumo (água, luz, internet, gás etc).
 
  1. É hora de poupar

O ideal é você poupar 30% da sua renda, pois este é o valor que o financiamento de um imóvel pode comprometer. Dessa maneira, você já se acostuma a viver sem essa parcela de seu orçamento. E, quanto mais você poupar, menos vai pagar de juros, pois com uma boa entrada, o valor financiado será menor, reduzindo o pagamento de juros. Além disso, é importante você poupar até obter 20% do valor do imóvel. O dinheiro deve ser guardado numa aplicação de pouco risco, como poupança ou fundos de renda fixa.
 
  1. Descubra o valor do imóvel que você pode comprar

Agora é a hora de pesquisar! Mantenha seus pés no chão para começar a buscar uma oportunidade que caiba no seu bolso. Além disso, considere os custos de vida do bairro e do seu deslocamento. Outra decisão importante a ser tomada é se você vai comprar um apartamento novo ou usado.
 
  1. Avalie suas opções

Está decidido? Avalie suas opções, que são: 1) economizar para comprar à vista (aqui, você pode utilizar seu FGTS ou vender bens para ajudar na compra ou na entrada da nova casa); 2) financiamento habitacional; 3) consórcio, que funciona como uma poupança para comprar o imóvel (diferente do financiamento habitacional, o consórcio é ideal para quem não tem pressa).
 
A Concreta quer que você conquiste o seu sonho da casa própria. Para isso, oferecemos atendimento especializado, suporte pré e pós negociação, Consórcio Caixa com parcelas a juros zero e Financiamento Minha Casa, Minha Vida. Entre em contato e conheça nossas condições!

Outros posts

  1. 10 dicas para escolher o terreno certo pra construir sua casa!!

    10 dicas para escolher o terreno certo pra construir sua casa!!

    Escolher o terreno certo é muito importante para poder construir a casa dos seus sonhos. Confira 10 características do terreno que podem influenciar sua escolha e que representam economia na hora de c...

  2. 2017: o ano para comprar seu imóvel!

    2017: o ano para comprar seu imóvel!

    Apesar de o cenário político e econômico do país não permitir traçar uma previsão clara sobre qual será o desempenho do mercado de imóveis para o ano que vem, em um ponto os especialistas concordam: a...

  3. 5 bons motivos para você sair do aluguel!

    5 bons motivos para você sair do aluguel!

    Locar um imóvel é sempre um boa solução temporária, mas existem muitas vantagens em comprar uma casa própria. Mesmo se você não pode comprar um imóvel à vista, o valor gasto todo mês com um aluguel po...

CONCRETA

Comercial
55 3307-9872

VENDAS

55 99994-0025

LOCAÇÃO

55 99994-0025