Entenda como será o financiamento imobiliário da Caixa corrigido pela inflação
Voltar para o blog

Entenda como será o financiamento imobiliário da Caixa corrigido pela inflação

Novo crédito deverá financiar imóveis mais caros, segundo o banco público

A Caixa passará a oferecer financiamento imobiliário com uma taxa de juros mais baixa, mas o contrato será reajustado mensalmente pela inflação. 

Atualmente, os empréstimos para a compra da casa própria são corrigidos pela TR (taxa referencial). Criada em 1991 em uma das medidas para conter a hiperinflação, a TR é considerada uma das jabuticabas do sistema financeiro. 

Além de corrigir os contratos de financiamento imobiliário, a TR corrige a poupança e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), duas das principais fontes de recursos para o setor de construção e a compra de imóveis.

ENTENDA COMO FUNCIONARÁ O NOVO SISTEMA

O que é o novo financiamento imobiliário da Caixa?

O cliente poderá contratar um financiamento cuja taxa de juros terá dois componentes: uma taxa fixa, entre 2,95% e 4,95% ao ano, mais a variação da inflação (pelo IPCA mensal). 

A taxa mais baixa, de 2,95% ao ano, será apenas para servidores públicos. Trabalhadores do setor privado terão juros a partir de 3,25% pela nova modalidade. Nos dois casos, o teto é 4,95%, para clientes que não têm relacionamento com a Caixa --como recebimento de salário, por exemplo.

Considerando a previsão do mercado financeiro de que a inflação termine o ano a 3,71%, isso significaria que o crédito imobiliário teria um custo ao redor de 6,71%. Para 2020, a expectativa de inflação é de 3,90%, o que levaria a taxa média para ao redor de 6,90%. A taxa sempre mudará conforme muda a inflação.

O banco financiará até 80% do imóvel e o prazo será de 30 anos. 

Quando a nova taxa começa a valer?

A Caixa começará a oferecer os novos empréstimos a partir da segunda-feira (26).

Essa taxa é menor que a cobrada pelos bancos atualmente?

Depende. Bancos têm concedido financiamentos com taxas prefixadas a partir de 7,99% ao ano mais TR (que atualmente está zerada). Nas linhas pró-cotista e Minha Casa, Minha Vida, que usam recursos do FGTS, as taxas são mais baixas. A expectativa, além disso, é que os juros caiam conforme a Selic é reduzida pelo Banco Central. A taxa básica de juros está em 6% ao ano e pode terminar 2019 em 5%, conforme projeções do mercado financeiro

Compare as taxas e condições

 

Banco do Brasil

Bradesco

Caixa

Itaú

Santander

Taxa de juros para imóveis até R$ 1,5 milhão, em % ao ano

7,99

8,9

De 8,5 a 9,75

A partir de 8,1%

7,99

Taxa de juros para imóveis acima de R$ 1,5 milhão, em % ao ano

7,99

9,35

De 8,5 a 9,75

A partir de 8,1%

7,99

Prazo de financiamento

35 anos

30 anos

35 anos

30 anos

35 anos

Percentual do imóvel que pode ser financiado

Até 80%

Até 80%

Até 80%

Até 82%

Até 80%

Fontes: bancos 

O que acontece com o financiamento que eu já tenho?

Permanece igual. A nova modalidade é apenas para contratos novos de financiamento.

Sempre será vantajoso o financiamento pelo IPCA?

Só será vantajoso se a inflação se mantiver baixa porque é disso que depende o custo menor. Se a inflação disparar, o financiamento imobiliário poderá pesar no orçamento. A correção pelo IPCA, assim como na TR, será mensal. A diferença é que a TR oscila menos que a inflação.

Por que a Caixa conseguirá cobrar uma taxa fixa menor no financiamento nesse sistema e não consegue baixar o financiamento tradicional?

O que a Caixa planeja é criar um mercado de títulos de dívida de financiamento imobiliário. Vários contratos de créditos seriam emitidos e vendidos no mercado a uma taxa de juros fixa mais a inflação, em uma estrutura de remuneração parecida com títulos da dívida pública Tesouro IPCA+.

Com mais dinheiro e sem a necessidade de carregar a dívida, o banco poderia emprestar mais, reduzindo o custo do dinheiro.

Fonte: Folha.uol.com.br

Aproveite e faça uma simulação conosco

http://concreta-solucoes.rds.land/simulador-financiamento

Entre em contato ainda hoje e saiba mais! | (55) 3307-9872 | (55) 99994-0025 WhatsApp   comercial@concretasolucoes.com.br

Outros posts

  1. 10 dicas para escolher o terreno certo pra construir sua casa!!

    10 dicas para escolher o terreno certo pra construir sua casa!!

    Escolher o terreno certo é muito importante para poder construir a casa dos seus sonhos. Confira 10 características do terreno que podem influenciar sua escolha e que representam economia na hora de c...

  2. 2017: o ano para comprar seu imóvel!

    2017: o ano para comprar seu imóvel!

    Apesar de o cenário político e econômico do país não permitir traçar uma previsão clara sobre qual será o desempenho do mercado de imóveis para o ano que vem, em um ponto os especialistas concordam: a...

  3. 5 bons motivos para você sair do aluguel!

    5 bons motivos para você sair do aluguel!

    Locar um imóvel é sempre um boa solução temporária, mas existem muitas vantagens em comprar uma casa própria. Mesmo se você não pode comprar um imóvel à vista, o valor gasto todo mês com um aluguel po...

CONCRETA

Comercial
55 3307-9872

VENDAS

55 99994-0025

LOCAÇÃO

55 99994-0025