O que você precisa saber antes de construir!
Voltar para o blog

O que você precisa saber antes de construir!

Hoje vamos falar um pouco sobre as etapas de uma obra, preparamos um resumo de 15 etapas com tudo que você precisa saber antes de começar uma obra.

 

1 – Projeto arquitetônico:

 

O Projeto Arquitetônico nada mais é do que o seu sonho desenhado em um papel agregando forma e função.

Então nele deve conter a planta baixa do imóvel detalhada, cortes, cobertura, fachadas e especificações das aberturas (portas e janelas).

Mas para que o projeto seja feito da melhor maneira e sem dores de cabeça, não deixe de procurar por um profissional competente, seja ele, Arquiteto ou Engenheiro Civil.

Então além da estética ao projeto, o profissional também fará com que os espaços sejam bem aproveitados, tenham uma boa circulação, ergonomia, conforto térmico e funcionais. Dentre outros fatores importantes que muitas pessoas esquecem na hora de construir.

Após a conclusão do projeto, o profissional emitirá um documento perante o CAU ou CREA, de responsabilidade técnica, onde se tornará responsável pela direção da obra.

Então o profissional fará o anexo dos projetos, RRT ou ART, documentos do proprietário, documentos do imóvel (IPTU, matrícula ou escritura do terreno), certidão negativa de débitos juntamente com as taxas solicitadas pela Prefeitura Municipal e protocolará no mesmo.

Assim que for emitido o Alvará de construção, já podemos começar a obra.

Achou muito complicado? Lembre-se que nós da Concreta, somos pioneiros e especialistas na construção e legalização do seu projeto através do financiamento habitacional Minha Casa Minha Vida e iremos lhe auxiliar do início ao fim do projeto.

 

2 – Serviços Preliminares:


São caracterizados como serviços preliminares, a preparação para o início da obra, incluindo a limpeza do terreno, terraplanagem e/ou corte do terreno e compactação do solo.

 

Agora se você quer encontrar um terreno pronto para construir, fale conosco e encontre os melhores terrenos em condomínios 100% planejados.

 

3 – Fundações:

 

As fundações são as responsáveis por distribuir a carga da construção para o solo, as fundações têm a função de evitar problemas como trincas e rachaduras. Para isso, o tipo de fundação deve ser feito e escolhido de maneira correta e por um arquiteto ou engenheiro capacitado.

As mais comuns são: Sapatas isoladas, viga baldrame, radiers, sapata corrida, estacas ou micro estacas.

 

Caso queira saber mais sobre cada uma delas e muito mais dicas e explicações da construção civil, curta e siga nossas redes sociais.

 

4 - Estrutura ou Superestrutura:

São as construções que estão acima do nível do solo, sendo elas as partes estruturais, que sustentam a edificação. São compostas pelos pilares, as vigas e lajes.

Digamos que a estrutura e superestrutura são os esqueletos da construção, que devem ser fechadas com alvenaria.

 

5- Paredes e Vedações:

É o fechamento das estruturas, existem vários sistemas construtivos de vedação, os mais comuns são as alvenarias de tijolos e argamassa, com acabamento de chapisco, emboço ou reboco.

Nesta etapa é muito importante que você fique atendo a qualidade do serviço dos pedreiros contratados.

 

6 – Telhados e forros:

 

A construção do telhado é dividida em duas etapas: A estrutura e cobertura, esta última pode ser feita com telhas Cerâmicas, de concreto, Metálicas, Fibrocimento ou vários outros modelos.

 

7 – Instalações Hidros sanitárias:

 

Consiste na instalação de todos os canos de entrada e saída de água e esgoto, bem como torneiras e ralos. Aqui o importante é ficar atendo no serviço e na qualidade dos produtos escolhidos para você não ter uma grande dor de cabeça mais tarde!

 

8 – Instalações Elétricas:

 

É a passagem de eletrodutos, fios e cabos, seguida da instalação de tomadas e interruptores.

Toda a instalação é dividida em circuitos protegidos por disjuntor. Esse é um projeto complementar que deve ser realizado para que não falte tomadas ou pontos de iluminação em sua casa.

 

9 – Instalações Complementares:

 

Nas instalações complementares estão inclusas: TV, CFTV, internet, gás, ar condicionado, chuveiro, banheiras, hidromassagem e outros equipamentos.

 

10 – Acabamentos e Revestimentos:

 

O assentamento de pisos cerâmicos, porcelanatos, pisos laminados, azulejos, granitos fazem parte dessa etapa.

As escolhas desses revestimentos são importantes tanto para a estética do ambiente, quanto para a segurança. Por isso, tenha a ajuda de um profissional para fazer a escolha dos mesmos.

 

11 – Instalação das Esquadrias:

 

As esquadrias são as portas e janelas. Existem vários tipos de esquadrias no mercado. Elas podem ser em material Metálico, Alumínio, Madeira, PVC e Vidro temperado.

Mas a instalação deve ser bem feita para evitar problemas na abertura e com umidade.

 

12 – Pinturas e Texturas:

 

Pintura interna, externa e texturas. A pintura interna em paredes de alvenaria se divide em:

Preparar as paredes, pisos e tetos, aplicar selador, aplicar massa corrida e pintura com tinta acrílica em duas ou três demãos.

 

13 – Louças e metais:

 

Etapa de instalação de lavatórios, sanitários, bancadas, box de banheiro, torneiras e outros equipamentos relacionados.

 

14 –Área externa e paisagismo:

 

O acabamento externo da sua obra que dará vida e beleza para o visual da sua construção.

 

15 - Limpeza final de obra: 

 

Nesta última etapa é importante olhar todos os detalhes para que fique tudo muito limpo e bonito para receber a família.

Também é nessa etapa que é testado o funcionamento de todas as instalações.

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a construção da sua casa própria pode ser muito mais complicada do que parece, por isso, é muito importante você se informar sobre tudo antes de começar uma obra.

 

Agora se você quer participar de todas as escolhas do projeto mas não ter que se preocupar com nada do que falamos anteriormente, entre em contato conosco e conheça nosso Projeto De Felicidade.

 

Realize o sonho de ter sua casa própria com entrada facilitada e parcelas que cabem no seu bolso!
Ficou interessado e quer saber mais sobre o nosso #Projetodefelicidade?
Solicite agora mesmo sua simulação de Financiamento pelo link abaixo:

>>>  http://bit.ly/2MWzbtJ  <<<

Entre em contato ainda hoje e saiba mais! | (55) 3307-9872 | (55) 99994-0025 WhatsApp   comercial@concretasolucoes.com.br

Outros posts

  1. 5 bons motivos para você sair do aluguel!

    5 bons motivos para você sair do aluguel!

    Locar um imóvel é sempre um boa solução temporária, mas existem muitas vantagens em comprar uma casa própria. Mesmo se você não pode comprar um imóvel à vista, o valor gasto todo mês com um aluguel po...

  2. 5 dicas para escolher uma imobiliária de confiança

    5 dicas para escolher uma imobiliária de confiança

    Comprar, vender ou alugar um imóvel é uma tarefa que exige profissionais capacitados para realizar a negociação. Somente uma imobiliária de confiança pode dispor desse diferencial. Mas, para isso, voc...

  3. Caixa corta juros do financiamento habitacional!

    Caixa corta juros do financiamento habitacional!

    Em nossa última postagem aqui no Blog, já haviamos falado sobre o bom momento para investir no mercado imobiliário e na semana passada tivemos mais ótimo motivo para voltar a afirmar isso! A Caixa E...